quinta-feira, 11 de junho de 2009

PIRATARIA X HONESTIDADE


No início do mês de Maio/2009, o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, proferiu um devocional aos adultos solteiros de todo o mundo através de transmissão via satélite.Durante seu discurso, o Élder Bednar ensinou algo que, nos dias de hoje, nos passa despercebido:
"Atos desonestos supostamente acobertados pelo sigilo, como o DOWNLOAD ILEGAL DE MÚSICA DA INTERNET OU A REPRODUÇÃO DE CDS OU DVDS para a distribuição para amigos e familiares SÃO ATOS DESONESTOS de qualquer forma. Todos [nós] teremos de prestar contas a Deus e no final seremos julgados por ele de acordo com nossos atos e desejos de nosso coração."
É muito comum vermos jovens trocando músicas em formato mp3 através da internet, copiando do computador de algum amigo ou mesmo pelo telefone celular.
Mais comum ainda é encontrarmos vendedores ambulantes que oferecem cópias ilegais de DVDs com shows e filmes por apenas R$ 3,00 (ou até menos) quando os discos originais custam dez vezes este valor.
Alguém pode pensar: “Por que pagar caro se posso ter o mesmo material por quase nada?” ISSO É DESONESTO! Se você não pode comprar, ALUGUE ou JUNTE dinheiro e espere até poder comprar o que quer.
O mesmo pode-se dizer com relação aos programas de computador como o Windows, Word, Excel, Photoshop, etc. que na maioria das vezes são instalados ilegalmente por técnicos de assistências. Existem alternativas gratuitas como o Sistema Operacional Linux, BROffice, Gimp e diversos outros softwares livres que possuem as mesmas funções.Isso vale também para cópias de jogos de computador e videogames como Playstation, que tem os discos facilmente copiados.Cópias Xerox de livros didáticos e escolares ou arquivos digitais em formato PDF, também infringem direitos autorais. Procurem a biblioteca municipal ou a biblioteca da escola onde você estuda para conseguir empréstimos dos títulos. Lojas de livros usados (sebos) oferecem ótimos preços.Como diz a 12ª e 13ª Regra de Fé: “Cremos na... obediência, honra e manutenção da lei.” e “Cremos em ser honestos, verdadeiros... Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos”.Pense nisso e DIGA NÃO À PIRATARIA.

2 comentários:

  1. Suzana, excelente mensagem. Muitas vezes racionalizamos nossas atitudes a fim de nos desculpar. Mas já dizia o Pres. Kimball, desculpas mesmo que válidas, enfraquecem o caráter. Erramos em muitas coisas, mas isso não deve ser desculpa para nos acomodarmos no erro e não tentar melhorar. Se queremos algo, temos que pagar o preço, ou se possível, lutar para mudar esse preço. Isso é em tudo, não só no consumo.
    Obrigada por suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. viviane mendes19/6/10 9:52 PM

    Suzana, recebi a informação do seu blog pela Taisa Prado...Quero dizer que concordo com o comentário dela.Eu gostei do texto, faz-nos refletir.Penso que podemos mudar se quisermos, basta para isso seguirmos os conselhos do Profeta e seguir as Escrituras... Bom texto.

    ResponderExcluir